terça-feira, agosto 14, 2007

ATIVIDADE DO CUBO DE PAPEL





Desafio do Cubo, o objetivo desta dinâmica era que o grupo se se organiza em prol a um objetivo em comum, a construção de um cubo de papel que fosse composto obrigatoriamente por 6 peças.

Para o desenvolvimento desta atividade foi pedido aos alunos que trouxessem uma folha de papel para confecção de um Origami, esta foi à única informação dada. O objetivo era que o grupo entrasse em um consenso de que tipo de papel cada um traria, as cores e que se planejassem quanto às ferramentas necessárias (régua, tesoura, cola e etc.).

A segunda parte da atividade consistia na escolha de um membro para aprender como confeccionar a peça e para que este repassasse esta informação aos demais elementos do grupo. Nesse passo o grupo deveria optar por uma pessoa que pudesse desempenhar bem 2 tarefas: observar e se comunicar.

A terceira parte estava na criação de um cubo que deveria ser composto por 6 peças idênticas. Nesse tópico o foco estava voltado para a solução de um problema, trabalhando a criatividade e a colaboração do grupo, nessa etapa todos deveriam buscar uma solução (solução única para o problema). Por se tratar de um grupo de 6 integrantes e o cubo precisar de 6 peças, havia a necessidade de um planejamento prévio, eles precisavam se organizar quanto à construção. Com um espaço físico limitado e um número equivalente de peças e pessoas seria difícil a monopolização das peças por um único integrante. A experimentação de possibilidades pelos elementos aceleraria o processo de resolução. A única exigência para o grupo era que o cubo resistisse a um arremesso sem se desmanchar, dessa forma o grupo executaria a manipulação do objeto em questão, realizaria testes e daria maior atenção à qualidade e não somente a velocidade.


Conceitos Trabalhados


-Trabalho em Equipe
-Planejamento
-Criatividade
-Qualidade
-Comunicação
-Organização
-Distribuição de tarefas
-Experimentação
-Análise
-Foco em uma tarefa

Abaixo algumas fotos dos alunos do curso de Administração de Empresas desenvolvendo a atividade.




















Um agradecimento especial a todos os alunos do 6º Semestre de Adm do ano de 2007, por terem se proposto a participar com empenho desta dinâmica.



Marcadores: , ,

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito interressante. Recentemente tive oportunidade de fazer um treinamento com um jogo de empresas da Simulare

quinta-feira, novembro 03, 2011  

Postar um comentário

<< Home